
Índices Zootécnicos
6 de agosto de 2024
O que é aproveitado em um boi ?
7 de agosto de 2024
Índices Zootécnicos
6 de agosto de 2024
O que é aproveitado em um boi ?
7 de agosto de 2024Administrador de Fazenda
O que você precisa saber para se tornar um bom administrador de fazendas
Antes de mais nada, você deve entender que não é preciso ser do campo para trabalhar no campo. Nem por isso vamos dizer que qualquer pessoa pode ser um administrador de fazendas; é preciso ter pelo menos interesse pelo meio rural, pois desde o amanhecer até o cair da noite nos finais de semana, enfim, tudo é bem diferente. O contato com o meio rural requer algumas adequações e adaptações culturais, pois é necessário adotar um novo estilo de vida. Afinal, boa parte do tempo requer convivência com animais, trabalho no silêncio e na tranquilidade do campo, bem longe da dinâmica na cidade, que é muito mais agitada.
Perfil do Administrador de Fazendas
Tradicionalmente, a administração de fazendas é ocupada por profissionais como engenheiros agrônomos, veterinários, zootecnistas e o próprio dono. O foco era dado ao manejo dos animais. O mercado atual exige do profissional mais dinamismo e a capacidade de utilizar ferramentas inteligentes de gestão de propriedades rurais. Ele deve controlar não só o manejo dos animais, mas também fazer o acompanhamento financeiro, gestão de pessoas e controle de estoque. Afinal, é uma atividade que deve ser rentável como qualquer outra.
O que faz um administrador de fazenda e quais são os conhecimentos necessários para a atividade
Um administrador precisa, antes de tudo, de atitude e disposição, pois isso é comum para gestores. Depois, deve ter conhecimento de:
- Administração Geral e Contabilidade: Isso vai ajudar na hora de acompanhar os resultados e levantar os custos.
- Gestão de Pessoas: É muito importante para ajudar na condução do trabalho, motivação dos funcionários, treinamento, etc.
- Gestão de Projetos: Para traçar metas alcançáveis.
- Impactos das Estações do Ano: Precisa conhecer e se preparar para os impactos que as estações trazem para a produção da fazenda, analisar as influências e assim fazer um bom planejamento das atividades.
Estar sempre atualizado e buscando boas práticas faz parte do perfil de profissionais diferenciados e não é diferente na gestão rural.
Fatores que Contribuem para um Administrador de Fazenda
- Especialização: Existem escolas e cursos que formam administradores de fazendas. Esses são agentes facilitadores para o desempenho da função. Para se manter atualizado, é necessário gostar da atividade, pois o conhecimento vem como consequência da busca contínua por melhoria.
- Tecnologia: Hoje, a tecnologia de informática e a robótica fazem parte do dia a dia das fazendas. Manter-se atualizado nesta área é fundamental, e isso pode ser feito através de especializações. A evolução tecnológica trouxe aliados poderosos para o agronegócio, como softwares de gestão pecuária, que são aliados valiosos para o gestor.
- Busca de Conhecimento: Procure conhecimento em áreas que complementem sua atuação como gestor. Participe de feiras, dias de campo, palestras, entrevistas e eventos que tragam mais conhecimento.
Como Está o Mercado para o Administrador de Fazenda?
O agronegócio continua a ser uma boa oportunidade no Brasil, com extensa territorialidade, condições climáticas favoráveis, reserva de água doce e acesso a tecnologias, incluindo o desenvolvimento de tecnologias próprias. Apesar disso, o setor é carente de bons profissionais. Além das competências técnicas, o profissional deve gostar do estilo de vida rural.
Maiores Desafios para Quem Trabalha no Campo Hoje
- Logística: A falta de infraestrutura adequada, como malhas rodoviárias, ferroviárias e hidroviárias, portos eficientes e suficientes, exige que os gestores planejem cuidadosamente a distribuição da produção.
- Infraestrutura: As fazendas são indústrias rurais que enfrentam desafios relacionados à falta de infraestrutura, como escolas, internet e outros serviços.
- Carga Tributária e Segurança Jurídica: A redução da carga tributária e a criação de leis mais específicas e eficientes são necessárias para garantir maiores investimentos no setor.
- Política de Longo Prazo: É essencial ter uma política governamental eficiente e abrangente para o setor, com planejamento a longo prazo, cerca de 20 anos.
Conclusão
Esses fatores impactam diretamente a forma e os custos de produção. Portanto, mantenha-se apaixonado pelo que faz, continue aprendendo e boa produção a todos!

