pecuaria
Pecuária
26 de julho de 2024
Guia Completo - Raças de Bovinos Leiteiros
Guia Completo – Raças de Bovinos Leiteiros
26 de julho de 2024
pecuaria
Pecuária
26 de julho de 2024
Guia Completo - Raças de Bovinos Leiteiros
Guia Completo – Raças de Bovinos Leiteiros
26 de julho de 2024

Porque realizar o planejamento para o bezerro nascer cedo?

Realizar o planejamento para o bezerro nascer no início da estação de parição oferece várias vantagens importantes, com ganhos expressivos em manejo, nutrição e finanças. Aqui estão os principais benefícios:

  • Qualidade e Desempenho do Bezerro

Produção Anual: Na bovinocultura de corte, espera-se que as matrizes produzam um bezerro por ano. Dessa forma, a vaca deve gerar e parir um bezerro e, principalmente, desmamá-lo pesado. No entanto, além de produzir um bezerro por ano, é de suma importância dar uma grande atenção à qualidade deste bezerro.

Uso de Tecnologias: O uso da inseminação artificial, aliado ao uso de genética de ponta e às técnicas de manejo, são estratégias que visam gerar um bezerro por ano com qualidade superior.

  • Importância da Época de Nascimento

Bezerros “Do Cedo” vs. Bezerros “Do Tarde”: A época de nascimento do bezerro é vital para o seu desenvolvimento! Animais que nascem primeiro na estação de parição (chamados bezerros “do cedo”) apresentam melhor desempenho do que os nascidos ao final da estação de parição (bezerros “do tarde”).

Qualidade da Forragem: O principal motivo dessa maior produtividade está essencialmente relacionado à relação da época de parição x qualidade de forragem. Bezerros nascidos no início da estação de parição (julho, agosto, setembro), têm a garantia de uma maior quantidade e qualidade do leite nos primeiros meses de vida. Isso ocorre porque as matrizes recebem uma oferta de forragem de melhor qualidade nesse período, e o pico de lactação das vacas coincide com a época de melhores pastagens.

  • Benefícios do Nascimento Precoce para o Manejo Sanitário

Menor Umidade Ambiental: Realizar planejamento para aumentar o número de nascimentos no início da estação de parição traz benefícios relacionados ao manejo sanitário do bezerro. Bezerros “do cedo” nascem quando a incidência de chuvas ainda não é grande, o que resulta em menor umidade ambiental e reduz a proliferação de bactérias e fungos. Assim, o manejo desses animais, como a cura do umbigo, é facilitado.

Temperatura Ambiental: Outra vantagem do nascimento precoce é que a temperatura externa, nessa época é semelhante à temperatura do útero garantindo um estresse ambiental menor para o bezerro ao nascimento.

  • Impactos a Longo Prazo

Peso ao Desmame: Essas vantagens garantem ao bezerro um período inicial de vida mais propício e um peso ao desmame mais elevado.

Proporção de Machos Terminados: Como consequência desse manejo, espera-se que a proporção de machos terminados aos 24 meses seja maior. 

Ciclo das Novilhas: Também se espera que bezerras nascidas no início da estação de parição se tornem novilhas que ciclam logo no início da estação de monta, aos 24 meses, enquanto aquelas nascidas ao final da estação estarão com 20 ou 21 meses (se a estação de parição durar 3 meses).

  • Desvantagens e Soluções

Peso ao Nascer: Como desvantagem, observa-se que o peso do bezerro ao nascer pode não ser muito elevado, visto que ele precisa dividir com a mãe os recursos nutricionais, que são mais escassos ao final do inverno. No entanto, essa desvantagem pode ser contornada após o nascimento por meio da oferta de uma melhor forragem para a mãe e para o bezerro, além da maior qualidade e quantidade do leite oferecido pela mãe.

  • Importância da Seleção Eficiente

Para atingir essa eficiência reprodutiva, é muito importante realizar uma pressão de seleção eficiente. Vacas que, apesar de boas características visuais e inseminação, não reproduzem devem ser descartadas para garantir maior eficiência na sua propriedade.

Portanto, conclui-se que um planejamento reprodutivo eficiente, aliado a um bom manejo nutricional e sanitário, além do uso de uma genética comprovada, garantirá bezerros nascidos mais cedo e, consequentemente, maior produtividade para todo o sistema.

Matéria oferecida por:
Diego Augusto Campos da Cruz – Zootecnista (FZEA/USP) - Mestre em Produção Animal Sustentável (Instituto de Zootecnia). Especialista na produção de conteúdos técnicos para o Agronegócio. Contatos: (14) 98110 7998 - E-mail: diegoaugustocruz@gmail.com