
Febre Aftosa
25 de julho de 2024
Bezerros do cedo
26 de julho de 2024
Febre Aftosa
25 de julho de 2024
Bezerros do cedo
26 de julho de 2024Saiba tudo sobre Pecuária!
Etimologia da Palavra:
Pecuária é uma palavra que vem do latim pecus, que significa "cabeça de gado". A palavra tem a mesma raiz latina de "pecúnia" (moeda, dinheiro). Isso aconteceu porque, na antiga Roma, os animais criados para abate também eram usados como reserva de valor.
Definição de Pecuária
A pecuária corresponde a qualquer atividade ligada à criação de gado, domesticação e reprodução de animais. Também podem ser atribuídas como atividades da pecuária a criação de:
-
Bovinocultura (criação de bois)
-
Equinocultura (criação de cavalos)
-
Suinocultura (criação de porcos)
-
Avicultura (criação de aves)
-
Cunicultura (criação de coelhos)
-
Apicultura (criação de abelhas)
-
Piscicultura (criação de peixes)
Aplicações Mais Comuns da Pecuária
-
Pecuária de Corte: Destinada à criação de rebanhos com o objetivo de produção de carne para o consumo humano.
-
Pecuária Leiteira: Destinada à produção de leite e seus derivados (queijos, iogurtes, manteigas, etc).
Modelos Produtivos na Pecuária:
Pecuária Extensiva:
Consiste na criação a pasto, geralmente sem grandes investimentos e com a ocupação de grandes áreas, podendo ser realizada tanto em grandes latifúndios quanto em pequenas áreas familiares. É o cultivo do gado solto, com certa liberdade, e é muito utilizado para o "gado de corte".
Vantagens: Baixa necessidade de investimentos. Embora ainda existam gastos com reposição mineral e suplementação, dependendo do tipo de animal que está sendo criado.
Desvantagens: Necessidade de ocupação de grandes áreas, o que pode gerar problemas ambientais, além da dependência da disponibilidade de pasto.

Pecuária Intensiva:
É considerada mais moderna e consiste na criação dos animais em confinamento e adoção de procedimentos tecnológicos, incluindo manipulação genética, inseminação artificial, entre outras estratégias para aumento da produção.
Vantagens: Aumento da produtividade e qualidade sem a necessidade de grandes áreas.
Desvantagens: Elevação dos custos e necessidade de mão de obra especializada.

Zootecnia
A ciência da criação de animais chama-se Zootecnia. É um ramo que visa desenvolver e aprimorar as potencialidades dos animais domésticos e domesticáveis, com a finalidade de incrementar sua produção como fonte alimentar e outras finalidades. Como ciência, deriva diretamente da biologia, atuando como uma zoologia aplicada, pois ao conhecimento biológico do animal soma-se os princípios de economia visando suprir o mercado.
Tecnologias e Inovações
- Uso de Tecnologia na Pecuária: Inovações como o uso de drones para monitoramento de pastagens, sensores para controle de saúde animal, e aplicativos de gestão de rebanhos estão revolucionando o setor. O Procreare WEB, por exemplo, é uma ferramenta essencial na gestão de rebanhos e das matrizes, gerenciando processos reprodutivos, IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e protocolos, facilitando o controle e a tomada de decisões.
- Biotecnologia e Melhoramento Genético: Avanços em genética e reprodução, como inseminação artificial e seleção genética para melhoria de características desejáveis, têm sido cruciais para aumentar a produtividade e a eficiência. Essas tecnologias permitem a criação de animais com melhor desempenho, resistência a doenças e qualidade superior dos produtos.
